sexta-feira, 14 de março de 2014

Atividade de casa

Atividade de casa para o primeiro ano - "Você gosta de alguma poesia? Se sim, traga-a para ler com a turma na sexta-feira."
Papai lê a agenda na segunda-feira: 
P: Filho, você gosta de alguma poesia?
C: Não, pai.
P: OK. Então não precisa levar nada na sexta.

Mamãe lê a agenda: 
M: Filho, hoje é sexta, vamos escolher a poesia para você levar.
C: Eu não gosto de nenhuma poesia, não preciso levar.
M: Mas você sabe o que é poesia?
C: Não, mas eu não gosto. 
M: Sabia que tem poesia que vira música, que primeiro se escrevem os versos e depois juntam o som? Você não gosta de saber as letras? Então, vamos escolher uma poesia assim.
C: Então tá. Eu quero uma do One Direction.
M: Não, filho, tem que ser em português. (...insistência...) Porque você está no Brasil, numa escola brasileira, não é hora de ler poesia em inglês.
C: Já que é assim, quero uma do Charlie Brown Jr.

Mamãe respira fundo, vai pro computador e mostra uma imagem do livro 'A Arca de Noé'. O mais velho diz que já leu, e ela explica que cantores que gostavam muito do Vinícius decidiram transformar aquelas poesias em música.
M: Alguém tem dois CDs 'A Arca de Noé'? Gosta das músicas? Qual das letras você gostaria de ler?
C: Nós temos, mãe! Eu gosto muito! Quero a do pinguim.

Mamãe acha a letra da música, coloca o vídeo do youtube e o menino lê cantarolando, enquanto o caçula empurra e grita que também quer ver. Ela imprime o poema, e aquele que não precisava fazer a tarefa de casa vai pra escola feliz, porque sabe de cor uma poesia de Vinícius de Moraes.
O pai? Quando ouve a odisseia da mãe quase surtada, ainda tem a coragem de cair na risada e dizer que isso tem que ser registrado.
Realmente, homens são de Marte, e mulheres são de Vênus. Desse jeito, as muié pira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escrevo porque preciso

Escrever é uma necessidade...  O pensamento chega, o texto se ajusta de forma meteórica e necessita ser externado. Um process...