quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Dicas (sobre 08/01/2023)

"A mamãe está alterada." (na estrada, enquanto eu tentava pegar as informações que a internet permitia)

"Mamãe revolts." (na sala, após um longo discurso sobre a importância de se preservar o patrimônio público)

"Nossa, mãe, parece que você previu o que aconteceu ontem, se encaixa perfeitamente." (ao ler meus dois textos de indignação, inspirados no vandalismo de maio/2017)

"Nunca vi minha mãe tão brava." (no restaurante, complementando a fala do pai sobre minha revolta)

Ciente de que minha missão é preparar cidadãos conscientes para a sociedade, deixo aqui registrado um breve resumo do que foi dito por mim sobre o episódio. Sei que a memória pode escapar, meu filho, então ficam as dicas:

1) Respeite o que pertence a todos. Destruição de patrimônio público só prejudica o povo. Não seja ingênuo, acreditando que revolução é fazer birra e partir para a quebradeira.

2) Independentemente de sua ideologia política, não se afilie a qualquer bando de lunáticos, vândalos, criminosos, arruaceiros, golpistas, inimigos da democracia ou prevaricadores. 

3) Jamais apoie ou aplauda movimentos antidemocráticos.

4) Evite tratar como especialista qualquer maluco com uma câmera na mão. Você é capaz de pensar por si e não precisa se guiar por fake news de blogs duvidosos ou notícias enviadas em prints de araque. 

5) Lembre-se que uma 'pessoa de bem' nunca iguala, quiçá ultrapassa, os abusos e ilegalidades que tanto critica nos outros. Não é porque o time rival matou trinta pessoas, que você se torna menos assassino ao matar ‘apenas’ duas.

6) Condene qualquer ato de vandalismo e depredação do patrimônio público. Isso supera qualquer discussão entre direita, centro e esquerda.

7) Vote em quem quiser. Porém, não crie um personagem ou passe vergonha com torcida organizada para justificar seu voto.

8) Não tenha político ou partido de estimação, tampouco idolatre mitos e mártires de conveniência.

9) Seja contra qualquer ditadura, de esquerda ou de direita; aprenda com a História e não peça pelo retorno dessa abominação.

10) Saiba que ninguém é obrigado a segui-lo se sua opinião desagrada. Do mesmo modo, você pode ter seu limite de tolerância para ouvir/ler bestialidades.

11) Qualquer que seja sua crença, não use o nome de Deus em vão, incitando a barbárie.

12) Jamais refugue a democracia e queira que sua pátria se curve diante de seus caprichos ou das maluquices da sua turma.

13) Sabendo que a família é a menor célula da sociedade, aprenda o que é coletividade e coloque em prática o respeito ao patrimônio público.

14) Liberdade e responsabilidade andam juntas. Seu direito termina onde começa o direito do outro. Você não é livre para fazer o que bem entende e arcará com as consequências dos próprios atos. 

15) Orgulhe-se de sua terra e honre seu país, lembrando que um verdadeiro patriota preserva, jamais destrói qualquer bem público, seja ele uma placa de trânsito ou uma vidraça de palácio. 

Possivelmente você, que já ouviu essa ladainha antes, reportará o surto materno com risadas no futuro. 

Se assim for, sorriremos juntos, rememorando a minha indignação perante o lamentável episódio do dia 08/01/2023.

Realista que sou, sei que não é impossível que você perca o juízo e se transforme em membro de seita lunático e desinformado, ignorando todas as orientações recebidas de seus pais. 

Se assim for, lamentarei muito e torcerei para que sua mente se abra, com a consciência tranquila de que tal insensatez não foi sua mãe quem ensinou.

Por fim, e não menos importante, grave essa dica: 

16) Por mais que você esteja certo do propósito, nunca, em hipótese alguma, aja como um tolo extremista. Tenha discernimento e não tente justificar o vandalismo. Evite passar vergonha.

Da série "Para os meus filhos"

11/01/2023

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid02UfVCyH6rcVkmM9YWtaLLWTiQDozRoBAFeAVxZwJ4uR1oKSmaVNEcSYt8StaDNNS1l&id=100063693217762&mibextid=Nif5oz

https://www.instagram.com/p/CnTOC93Opli/?igshid=YmMyMTA2M2Y=









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escrevo porque preciso

Escrever é uma necessidade...  O pensamento chega, o texto se ajusta de forma meteórica e necessita ser externado. Um process...