O espetáculo, um respiro, um sorriso, a esperança. Se os problemas ofuscam, não fechemos olhos para o belo. A força vem de natureza.
sábado, 15 de maio de 2021
quinta-feira, 1 de abril de 2021
Se todos agissem assim...
No consultório.
Secretária atende o telefone.
Dona Maria quer cancelar a consulta.
O irmão dela amanheceu com sintomas de gripe e, até que se descarte a Covid-19, ela prefere se isolar para não colocar em risco a equipe da clínica.
Não que seja uma questão de escolha, já que ela segue rigorosamente as orientações oficiais... O conhecimento prévio das peculiaridades familiares daqueles trabalhadores é mais uma razão para fazer o certo.
Mas é sabido que muita gente não dá bola e decide circular lindamente por aí, mesmo depois de manter contato sem máscara com quem está contaminado ou, pasmem, após o próprio diagnóstico positivo.
Parece que para alguns é difícil cancelar compromissos pensando no outro, segurar a vontade de passear, abrir mão de algo pela comunidade. Muitas pessoas colocam o desejo acima de um eventual peso da culpa. Há, ainda, aqueles que nem crise de consciência têm.
Deve ser complicado internalizar que liberdade individual também é decidir não fazer algo potencialmente nocivo ao próximo, embora se ache um jeitinho, pois nem tudo nos convém.
_ Combinado, Dona Maria. Quando sair o resultado, a senhora liga e marcamos a consulta. Se todos agissem assim, não estaríamos nessa situação!
Dona Maria concorda, visualizando mentalmente o sorriso daquela trabalhadora, que tem o direito de sair de casa para cumprir sua missão em segurança durante a pandemia.
A frágil senhora finaliza a ligação e sorri, apesar de apreensiva. Independentemente do resultado do exame, o importante é que a parte dela foi feita.
Nota da redação:
Ainda bem que essa é uma história inventada e todos agem como Dona Maria. Imagina se não fosse ficção, que pesadelo?!
31/03/2021
quinta-feira, 25 de março de 2021
Liberdade
Apego
é perseguir
chamego;
Sanidade
é medir
vontade;
Desapego
é aplaudir
sossego;
Liberdade
é não sentir
saudade.
quarta-feira, 24 de março de 2021
sexta-feira, 19 de março de 2021
Esforço no lar
Celebremos o esforço em família!
Ante a dificuldade de um de seus membros, não há alternativa além da adaptação.
Um móvel mudado de lugar, a rotina alterada, a privação de algum hábito, o estabelecimento de novas regras... É preciso ceder!
Quando se enxerga no outro, nenhuma concessão é sacrifício - o ajuste interno é obrigação a ser cumprida com alegria e entendimento, mesmo que mal compreendida por quem vê de fora.
Ah, mas se eu não tenho esse problema, por que eu tenho que me policiar? Por que sou obrigado a aceitar que as coisas mudaram para pior? Porque você não vive sozinho e somos interdependentes, simples assim!
E os bons frutos desse acordo coletivo chegam antes do tempo, trazendo surpresas e benefícios para todos.
Se a tempestade é temporária, há de se enfrentar em grupo. Se o problema é persistente, há de se acomodar à situação para tornar a vida menos complicada. Sem choro nem vela, pois a união compensa tudo.
Um por todos e todos por um. Isso é ser família!
sábado, 6 de março de 2021
Não. Simples assim.
sábado, 13 de fevereiro de 2021
IRONIAS BENFAZEJAS
Fique quieta por favor,
flor!
Você está muito errada,
amada!
Sou tão mais evoluída,
querida!
Na força, o ódio do bem
trata todos como neném.
Maquia raiva que conduz;
beijos de luz!
Escrevo porque preciso
Escrever é uma necessidade... O pensamento chega, o texto se ajusta de forma meteórica e necessita ser externado. Um process...
